| opcional (x)

Melhor preço 100% seguro

Inicio > Cidades > Caxias do Sul

Caxias do Sul

caxias-do-sul

Caxias do Sul, conhecida como a 'Pequena Itália Brasileira' pelos numerosos edifícios históricos construídos pelos imigrantes italianos, se localiza na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre o Vale do Rio Caí e o Vale do Rio Antas, região denominada 'Roteiro da Uva e do Vinho'. É famosa por sua rica produção de vinhos e por seus encantos naturais propícios para praticar todo o tipo de esportes aventura em contato com a natureza. Além disso, conta com numerosos monumentos, museus, edifícios culturais e templos, merecendo especial destaque a Catedral Diocesana. Caxias do Sul é uma das sedes da popular 'Festa Nacional da Uva e do Vinho', um dos eventos mais importantes de todo o Estado.

Não é por acaso que os turistas vêm conhecer a Serra Gaúcha, saem encantados. Em meio a uma viagem de campos, matas nativas, vinhedos, pomares e lavouras, sob domínio de uma forte cultura italiana, existente um grande e estruturado pólo turístico. A culinária tradicional aqui é destaque. Sempre generosos cafés da colônia, almoços típicos com massas, sopas, carnes, saladas, bolos, tortas e biscoitos e sabores exóticos regados a vinhos – a alma da região – faz a festa dos viajantes. E para agradar aos olhos e ouvidos, tem o artesanato, a arquitetura, a música, a língua e os costumes com o forte abraço italiano.

 

À parte a tradicional Festa da Uva, que tem fortes raízes folclóricas e atrai um público de cerca de um milhão de pessoas,o turismo em Caxias do Sul foi relativamente pouco explorado, mas nos últimos tempos está ocorrendo um crescimento na atenção a este setor. A Secretaria do Turismo lançou em 2010 o projeto Semana Municipal do Turismo, com programações e passeios para o público e debates entre especialistas. Além de roteiros já consolidados, como La Città, Caminhos da Colônia, Estrada do Imigrante e Ana Rech, onde o visitante conhece a história da cidade e dos imigrantes enquanto tem a oportunidade de saborear pratos tradicionais e apreciar paisagens características, em 2008 uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/RS identificou outras regiões com potencial turístico, entre elas os distritos rurais de Fazenda Sousa, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca, desvendando, segundo Josemari Pavan, possibilidades que nem mesmo a população local conhecia. A partir deste estudo surgiram novas propostas de dinamização do setor. A cidade recebeu em média, entre 2005 e 2008, 350 mil turistas/ano, e as projeções indicam um crescimento de 11% até dezembro de 2011.

Em 2007 havia cerca de vinte hotéis e 30 mil leitos, em estabelecimentos de todas as categorias, desde pousadas e hotéis-parque a casas tradicionais. Nos últimos anos vários hotéis mais antigos, fortemente ligados à história local, fecharam suas portas, como o Alfred Hotel e o Real Hotel, mas entraram no mercado outros de grande porte, como o Blue Tree Towers, o Norton Hotel e o Intercity Hotel, entre outros. Outras de suas atrações mais conhecidas são a Igreja de São Pelegrino, com uma grande e importante série de pinturas de Aldo Locatelli e notáveis portas em bronze lavradas por Augusto Murer; a réplica de um trecho do núcleo urbano original, construída no parque de exposições da Festa da Uva, o Monumento Nacional ao Imigrante, obra de Antonio Caringi, o Museu Ambiência Casa de Pedra, a Catedral e o Museu Municipal.

Mapear


Meios de pagamento:

VISA
MASTERCARD
AMEX
DISCOVER
DINERS
ELO

Outros destinos frequentes >

Belo Horizonte > Rio de Janeiro

 

Belo horizonte > São Paulo

 

Rio de Janeiro > São Paulo

 

Rio de Janeiro > Belo Horizonte

 

São Paulo > Rio de Janeiro

 

São Paulo > Belo horizonte